Apresentação da monografia sobre Antropomarketing

25/06/2005 às 21:46

Dia 23/06/05, às 16:00h, no auditório do Instituto Camillo Filho, apresentei a defesa da monografia Antropomarketing: a influência da cultura no comportamento do consumidor. Em breve estarei publicando-a aqui, espero que gostem. Segue abaixo o resumo do trabalho. Agradeço ao Aldeci Câmara e ao Dannilo Barbosa pela honrosa presença no dia de minha apresentação.

Resumo da monografia

A pesquisa objetivou analisar a influência da cultura de uma sociedade, no comportamento de compra de seus consumidores. Em conseqüência da proposta do trabalho, realizou-se um acurado levantamento bibliográfico, relacionando os estudos e teorias existentes a respeito do comportamento humano, tendo por base o conhecimento gerado por grandes intelectuais da área de antropologia, sociologia, psicologia, economia e mercadologia. Espera-se que ao final da leitura desse estudo, seja possível balizar opiniões sensatas a respeito da natureza do comportamento humano e suas relações capitalistas de consumo.

Presume-se ainda que o advento desse trabalho perpetue novos caminhos, antes obscuros, para os administradores. Traduzindo o fantástico universo do conhecimento antropológico cultural e social das antigas gerações, para as novas acepções do marketing moderno. Para ser bom em marketing é preciso entender de natureza humana, uma profunda análise cultural.

Esse estudo mostrará as características comuns a todas as culturas, as formas de aprendizado, de mensuração, a dinâmica cultural, as estratégias de segmentação das subculturas e, por fim, o comportamento intercultural, na qual o profissional de marketing rompe os limites geográficos de seu país e prospecta novos mercados de atuação.

O trabalho fundamentou-se no pensamento de grandes nomes da administração como Peter Drucker, Alvin Toffler, Philip Kotler, Tom Peters, Peter Senge, Daniel Goleman, Arie de Geus, Fauzi Mattar, Marcos Cobra, Clemente Nóbrega e Theodory Levitt. Além disso, os aspectos antropológicos do estudo teC3�gicos do estudo terão base nas obras de Melville Herskovits, Adamson Hoebel, Everett Frost, Edward Tylor, Kroeber, Kluckhohn, Morgan, dentre outros. Ajudarão ainda a compor o pensamento sociológico, Max Weber e Émile Durkheim.




Veja alguns comentários de meus amigos:

-----------------------------------------------------------------------
Sábado, 25 de junho de 2005 22:21:22

Meus parabéns Daniel, também tive a felicidade de ser aprovado em minha monografia com um gostoso 10. Abração fera, sucesso!

Rodrigo Lima
Teresina/PI
-----------------------------------------------------------------------
Sábado, 25 de junho de 2005 22:42:59

Meus parabéns grande marketeiro, é de pessoas como você que precisamos para chefiar uma seção.

Leandro Viana
Teresina/PI
-----------------------------------------------------------------------
Sábado, 25 de junho de 2005 23:27:59

Parabéns!!! Sei que o DEZ foi merecido. Abraço.

Evelyn Seligmann
Teresina/PI
-----------------------------------------------------------------------
Segunda-feira, 27 de junho de 2005 09:11:01

O Daniel tá cheio de moral. Daqui a pouco tá rico e famoso (heehheeh...). Mas vê se não esquece dos amigos né? Parabéns. Beijão.

Jamylle Melo
Teresina/PI
-----------------------------------------------------------------------
Segunda-feira, 27 de junho de 2005 11:21:10

Fala, Daniel!!! Parabéns! E com camiseta e tudo. Abraços.

Alexandre Laguna
São Paulo/SP
-----------------------------------------------------------------------
Segunda-feira, 27 de junho de 2005 12:10:22

Parabéns Daniel! Poderias compartilhar mais detalhes da tua monografia? Um grande abraço!

Estevan Fenner
Florianópolis/SC
-----------------------------------------------------------------------
Segunda-feira, 27 de junho de 2005 14:34:48

Meu querido filho Daniel, que alegria eu sinto em poder participar do seu sucesso, lhe desejo muitas e muitas outras conquistas, seu esforço e boa vontade prevaleceram e você realmente é nota dez. Parabéns! Um grande abraço e com fé em Deus você será sempre vitorioso.

Francisco Nogueira Castelo Branco
Teresina/PI
-----------------------------------------------------------------------
Segunda-feira, 27 de junho de 2005 15:02:03

Meus parabéns, espero que seja o primeiro passa de uma carreira de muito sucesso, porque
tú é um guri de talento. Um abraço.

Alessandro Lorenzoni
Porto Alegre/RS
-----------------------------------------------------------------------
Segunda-feira, 27 de junho de 2005 21:25:20

Nota 10,0?! Uau!!! Parabéns, meu caro! Um grande abraço!

Edvo Acioli
Maceió/AL
-----------------------------------------------------------------------
Terça-feira, 28 de junho de 2005 00:24:35

Daniel, tudo bem? Gostaria de lhe parabenizar pelo êxito de seu trabalho de conclusão de curso. Entre os professores você é considerando um excelente aluno. Foi um imenso prazer ter trabalhado com você. Continue que você vai longe. Abraço do professor e do amigo.

Luiz Carlos Alves Marinho
Teresina/PI
-----------------------------------------------------------------------

Todos os dias, 136.986 crianças desaparecem

02/06/2005 às 19:47

Esse é um daqueles anúncios que mais vale pela idéia que pelos resultados. Não é uma estratégia que venha a trazer um retorno quantitativo, mas qualitativamente se consegue chamar bastante a atenção. Produzida pela agência Akestam Holst de Stockholm na Suécia, para a UNICEF (The United Nations Children's Fund). A peça publicitária foi premiada com troféu prata no Eurobest Live 2004.

Os dizeres contidos no carrinho de bebê, alertavam para a quantidade de crianças desaparecidas diariamente. No Brasil, embora não se possua dados consolidados que traduzam a exata dimensão do fenômeno, estima-se que aproximadamente 10.000 ocorrências de desaparecimento de crianças e adolescentes sejam registradas anualmente nas delegacias de polícia de todo o País.

Segundo o Ministério da Justiça, ainda que a grande maioria desses casos seja solucionada rapidamente, existe um percentual significativo, entre 10 e 15%, em que crianças e adolescentes permanecem desaparecidos por longos períodos de tempo e, às vezes, jamais são reencontrados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...