'A Arte da Guerra' e seus ensinamentos milenares

27/03/2005 às 09:23

Para inaugurar o blog quero comentar o artigo "Ensinamentos de A Arte da Guerra", publicado na revista HSM Management 49 (março-abril 2005). Nele o professor Juan Antonio Fernándes defende o uso empresarial das técnicas do filósofo-militarista chinês Sun Tzu. Segundo ele, o segredo do sucesso não mudou nos últimos 2500 anos: conquiste a união em torno de um objetivo comum.


Como fazer isso? O líder deve respeitar a diversidade dos indivíduos e se empenhar em criar um ambiente de trabalho harmonioso. Isso, claro, sem esquecer o ambiente externo, contando sempre com novas informações e atuando para adaptar-se rapidamente às condições em transformação.

Um ditado chinês diz: "Um soldado incompetente é um problema individual, mas um general incompetente é um problema de todo o exército". Os líderes devem ser um exemplo para toda a empresa, derivando sua autoridade da nobreza de seu caráter. A liderança pode ser desenvolvida por meio do esforço pessoal, mas além disso é necessário que a empresa altere sua estrutura funcional.

Na visão ocidental de liderança o líder está no alto da organização, por outro lado, nesse modelo chinês o líder ocupa o centro da empresa. A reportagem ainda sintetiza as principais fraquezas de um líder de acordo com os ensinamentos de Sun Tzu, sendo elas: 1) imprudência; 2) insegurança; 3) volatilidade; e 4) sensibilidade.

Paralelamente existem cinco virtudes essenciais: 1) integridade; 2) coragem; 3) gentileza; 4) disciplina; e 5) sabedoria.

Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentário(s) :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...