8 motivos para esquecer o iPhone 5

15/09/2012 às 11:31

Nessa quarta-feira a Apple lançou o novo iPhone 5. Como aconteceu no anterior, todo mundo está criticando as minguadas melhorias. Eu gostei. Veja o porquê:

  • Tela 0,5'' maior, agora em widescreen 16:9;
  • Aparelho 18% mais fino e 20% mais leve;
  • Conector com 22 pinos a menos, o que no mínimo garante menos poeira dentro do aparelho;
  • Novo processador A6 duas vezes mais rápido, melhorando o que já era bom;
  • Manutenção do designer de cantos arredondados em peça única, que encaixa bem na mão;
  • Novo fone de ouvido, que parece mais anatômico;
  • Conector do fone de ouvido na parte inferior, evitando a dobra do fio e usando a gravidade a nosso favor;
  • Mudança no sistema de lentes para permitir fotos mais rápidas, com menor luminosidade e enquanto filma (veja exemplos); e
  • Câmera frontal em 720p para uma videoconferência de vergonha.

Mas de maneira geral os especialistas e estusiastas receberam muito mal o novo iPhone 5. A revista Exame, por exemplo, chegou a ironizar os anunciados 200 melhoramentos em relação ao iPhone 4S, fazendo uma lista com as oito principais novidades do smartphone da Apple que os brasileiros não terão acesso:
1) Conexão 4G

O iPhone 5 suporta redes celulares 4G LTE. Nos lugares onde houver uma rede compatível, o acesso à internet será feito a velocidade dez vezes maior que a do 3G. A má notícia é que o iPhone 5 é incompatível com as redes 4G que estão sendo implementadas no Brasil. Isso acontece porque existem 43 faixas de radiofrequência que podem ser usadas na telefonia via LTE (a tecnologia mais usada nos celulares de quarta geração). As várias versões do iPhone 5 suportam sete faixas de frequência de LTE diferentes. Mas a faixa adotada no Brasil não está entre elas. O resultado é que, aqui, o novo smartphone vai trabalhar, no máximo, na velocidade do 3G.

2) Mapas 3D

O iOS 6 traz um novo aplicativo Mapas que substitui o antigo, baseado no Google Maps. Ao apresentá-lo, a Apple deu destaque aos mapas 3D, que mostram prédios, monumentos e o relevo de forma realista. Mas esse recurso só vale para algumas cidades dos Estados Unidos.

3) Indicação de caminho por voz

A Apple incorporou, ao novo app Mapas do iOS 6, o utilíssimo recurso de instruções de caminho por voz. Assim, o usuário não precisa mais gastar 40 ou 50 dólares (dependendo do país) num app de navegação urbana como o TomTom. O recurso estará disponível no iPhone 5 em 56 países, incluindo Botsuana, Namíbia e nossa vizinha Argentina. O Brasil, porém, está fora da lista.

4) Informações de trânsito

O novo app Mapas do iOS 6 também tem informações de trânsito em tempo real. É um ótimo recurso para quem quer fugir dos congestionamentos nas grandes cidades. Essa função estará disponível em 23 países: Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Austrália e a maior parte da Europa. O Brasil, claro, não é um deles.

5) Fotos e críticas de restaurantes via Mapas

Mais uma novidade do app Mapas: ele vai permitir, ao usuário, que busque bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais nas redondezas. A pessoa vai poder ver fotos desses lugares e avaliações. Mas esse recurso estará ativo em apenas 15 países: Estados Unidos, Canadá e parte da Europa.

6) Twitter e Facebook via Siri

A assistente falante Siri vai poder, agora, ser usada para publicar coisas no Facebook e no Twitter sem que seja necessário digitá-las. Mas esse recurso é exclusivo de 14 países. México e Taiwan estão entre eles, mas não o Brasil. Vale acrescentar que a Siri continua não falando (e nem entendendo) português.

7) Cinema

"Siri, onde está passando o filme Batman?" A pergunta deve trazer uma resposta útil em 13 países onde o recurso de informações sobre cinema estará ativo na assistente Siri. A lista inclui Hong Kong, Taiwan, México e outros dez países, mas não o Brasil. Em quatro deles (Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália), a Siri vai até fornecer informações detalhadas e críticas de cada filme. Dados sobre competições esportivas, outra novidade da Siri, também não chegarão aos brasileiros.

8) Reservas de restaurantes

Como acontece com os cinemas, a Siri vai fornecer informações sobre restaurantes no iOS 6. Mas o recurso só vale para dez países e o Brasil não é um deles. Em três desses países - Estados Unidos, Canadá e México - a Siri será capaz de fazer reservas nos restaurantes.
Isso é a prova que o amor dos brasileiros pela Maçã não é nada recíproco. Ainda assim, vale uma mordidinha.

Leia mais:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentário(s) :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...