Em uma campanha publicitária, os autores Schiffman & Kanuk (1997) ensinam que só poderão ser bem sucedidas, as estratégias do marketing global fundamentadas nas características do mercado alvo, nos atributos do produto, nos aspectos específicos do ambiente e no estilo organizacional. Mas acho que o pessoal da Microsoft levou essa recomendação ao pé da letra. Em campanha na Polônia, eles trocaram o homem negro da foto original por um sujeito branco. O resultado é tosco e, claro, foi logo descoberto pelos consumidores. Virou meme.
Leia mais:
Imagem publicada pela Microsoft nos EUA
Imagem publicada pela Microsoft na Polônia
Edições de imagens no Photoshop, em muitos casos, geram "fails" inesquecíveis. É o caso da propaganda da Microsoft, que acabou virando meme na Internet, após ser bruscamente alterada. O rosto de um homem negro que estava na fotografia original foi trocado por um branco no produto final da campanha na Polônia. O problema é que a modificação foi feita só na cabeça. O corpo, a roupa e até mesmo as mãos do homem negro continuam na imagem, porém foi utilizado um programa de edição de imagem para colocar a cabeça de um homem branco neste tronco. O resultado, obviamente, é bizarro. A primeira reação ao caso foi de total desgosto por boa parte dos usuários, que acreditaram que se tratava de racismo. Outros defendiam a edição da imagem, já que não há muitos negros na Polônia (a imagem original era dos Estados Unidos). Em algumas horas, a Microsoft publicou um pedido de desculpas, mas isso não adiantou nada. A polêmica já estava feita e o pior: virando piada na rede. (Fonte: Tectudo)A Microsoft deveria inserir logo uma common box e deixar cada usuário escolher...
Leia mais: