Polêmica racista na Microsoft?

01/09/2012 às 09:25

Em uma campanha publicitária, os autores Schiffman & Kanuk (1997) ensinam que só poderão ser bem sucedidas, as estratégias do marketing global fundamentadas nas características do mercado alvo, nos atributos do produto, nos aspectos específicos do ambiente e no estilo organizacional. Mas acho que o pessoal da Microsoft levou essa recomendação ao pé da letra. Em campanha na Polônia, eles trocaram o homem negro da foto original por um sujeito branco. O resultado é tosco e, claro, foi logo descoberto pelos consumidores. Virou meme.

Imagem publicada pela Microsoft nos EUA
Imagem publicada pela Microsoft na Polônia
Edições de imagens no Photoshop, em muitos casos, geram "fails" inesquecíveis. É o caso da propaganda da Microsoft, que acabou virando meme na Internet, após ser bruscamente alterada. O rosto de um homem negro que estava na fotografia original foi trocado por um branco no produto final da campanha na Polônia. O problema é que a modificação foi feita só na cabeça. O corpo, a roupa e até mesmo as mãos do homem negro continuam na imagem, porém foi utilizado um programa de edição de imagem para colocar a cabeça de um homem branco neste tronco. O resultado, obviamente, é bizarro. A primeira reação ao caso foi de total desgosto por boa parte dos usuários, que acreditaram que se tratava de racismo. Outros defendiam a edição da imagem, já que não há muitos negros na Polônia (a imagem original era dos Estados Unidos). Em algumas horas, a Microsoft publicou um pedido de desculpas, mas isso não adiantou nada. A polêmica já estava feita e o pior: virando piada na rede. (Fonte: Tectudo)
A Microsoft deveria inserir logo uma common box e deixar cada usuário escolher...

Leia mais:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentário(s) :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...