Duolingo, o game do mundo dos idiomas

20/10/2013 às 00:01

Duolingo

Aprender uma nova língua é uma jornada especial. Um idioma permite não só o acesso ao código, mas a tudo que gira em torno dele. A geografia, tradições, música, literatura e cultura em geral. Somos chamados ao diário do país, suas histórias e perspectivas. E a regra geral para aprender uma nova língua é: busque o autoconhecimento.

A sala de aula presencial tem uma função muito mais emocional do que técnica. Apesar da extrema importância, não dá para conquistar algo consistente somente frequentando aulas. Nesse sentido, os sites de e-learning são grandes aliados do aluno. Existem diversas opções, como: Busuu (www.busuu.com), Livemocha (www.livemocha.com), Memrise (www.memrise.com), Learn English (learnenglish.britishcouncil.org/pt-br) e Duolingo (www.duolingo.com).

Hoje recomendo o Duolingo. O site e o app para smartphone. Visualmente é muito bem desenhado e organizado. O resultado é uma excelente dinâmica de transição dos exercícios e movimentação pelo aplicativo. O conteúdo é de ótima qualidade, com balanceamento entre teste de áudio, redação e compreensão textual. Há também uma estratégia de motivação com ranking de pontuação entre amigos e várias estatísticas de progressão no conteúdo.

O sistema avalia as questões que o usuário mais teve dificuldade e reforça em cima dos erros. De acordo com estudo de professores da Universidade de Nova Iorque e Universidade do Sul da Califórnia, 34 horas no Duolingo equivalem à habilidade de leitura e escrita adquiridas no primeiro semestre de uma universidade (mais de 130 horas).

Duolingo tem como diferencial o forte apelo à gratuidade sem programadas ou spams. É muito forte isso na filosofia do programa. E apesar da repetição entre as questões e do excesso de sons de sistema, Duolingo vale a pena. É garantia de diversão, reforço de conteúdo pré-adquirido e descoberta de novos idiomas. Serve como uma espécie de game do mundo dos idiomas.

Leia mais:

Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentário(s) :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...