Proteja seu filho contra os raios solares

25/06/2006 às 00:43

Quem trabalha, estuda ou gosta de publicidade, sabe que estamos na efervescência do 53º Festival de Cannes. Um pouco de história. Segundo Carlos Franco do Estadão, o Festival Internacional de Publicidade de Cannes nasceu do desejo de exibidores de cinema de ampliar a receita com publicidade, temendo, no início da década de 50, que um novo e então incipiente meio de comunicação, a televisão, pudesse comprometer o negócio da exibição de filmes.

Em 1950, alguns exibidores começaram a se reunir informalmente para trocar experiências e impressões sobre a publicidade nos cinemas, que queriam fomentar. Três anos depois esses exibidores criaram a SAWA (Screen Advertising World Association), uma entidade sem fins lucrativos com a chancela de grandes exibidores. A mostra, sem caráter competitivo, fez grande sucesso. Diretores de cinema, como Federico Fellini, que temia a concorrência que a televisão viesse a fazer ao cinema, aplaudiram a iniciativa, assim como atores e atrizes.

Em 1954, por sugestão do exibidor italiano Massimo Momigliano, da Sipra, uma empresa de comerciais de cinema associada à SAWA, o festival passou a ser competitivo, com a premiação dos três melhores comerciais. O troféu virou uma réplica do famoso leão alado de Veneza, símbolo da praça São Marcos e dos duques de Veneza.

O primeiro leão de ouro da publicidade brasileira veio em 1974, com o filme "Homem com mais de quarenta anos", criado por Washington Olivetto, pela Lintas, para o Conselho Nacional de Propaganda. Desde então, o Brasil vem de destacando pelo grande número de prêmios. Inclusive, agências como DM9DDB e F/Nazca Saatchi & Saatchi, já tendo conquistado o prêmio de Melhor Agência do Mundo no festival.

A 53º edição terminou há poucas horas atrás. Nesse ano o Brasil conquistou 29 Leões. Nove em internet (quatro Ouros, dois Pratas e três Bronzes), cinco em Press (um Ouro e quatro Bronzes), cinco em Radio Lions (dois Pratas e três Bronzes), quatro em Outdoor (dois Pratas e dois Bronzes), um de Prata em Midia e um de Prata em Marketing Direto. Os brasileiros também conquistaram Ouro na categoria Cyber do Young Creatives, com Domenico Massareto (Africa), Caio Mattoso (DM9DDB) e Silvio Medeiros (JWT).

Os brasileiros são feras, mas três peças criadas pela agência Ogilvy & Mather Santiago, do Chile, me chamaram atenção.




Vencedoras do Leão de Ouro na categoria Impressa e Bronze na categoria Outdoor, as peças divulgam o novo protetor solar da Photoderm. Com ele seu filho brinca no sol como se fosse noite. Existe algo mais simples que isso?

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