Ingredientes de uma bomba viral

26/06/2006 às 01:16

O Portal da Propaganda publicou um artigo de Rafael Sampaio, comentando o seminário realizado pela GoViral.com [consultoria, distribuição e tracking das peças virais] no último dia do Festival de Cannes de 2006. No seminário foi feito um debate sobre o crescimento do Marketing Viral por marcas de todos os setores.

Thomas Weikop, CEO da empresa, explicou durante a palestra que é evidente que o lado criativo é essencial ao Marketing Viral, mas que a estratégia e a ação de distribuição são igualmente fundamentais para se alcançar sucesso. Isso porque o Marketing Viral "é quase uma loteria", segundo suas próprias palavras.

O diferencial da GoViral, segundo ele, é descobrir os principais "conexions points" e direcionar a ação para targets específicos. Isso inclui blogs, webmasters e outros ativistas da net, que podem dar início ao processo já no meio da "pirâmide" de distribuição. Outra técnica consiste em empregar essa plataforma de distribuição em conjunto com a própria TV e veiculação paga – mas sempre analisando se vale a pena adicionar esse "empurrão" ao projeto.

Weikop listou os sete ingredientes de uma "bomba viral" de grande efeito. 1) Contar uma estória interessante; 2) Stickness, ou seja, a capacidade de se destacar na paisagem; 3) Relevância ao target ou a um momentum da sociedade; 4) Portabilidade, ou seja, quanto mais leve, melhor; 5) Shareability, ou seja, a atratividade da peça como algo a ser repartido com amigos; e 6) Timing; 7) Seeding hooks, ou seja, algo como título, imagem inicial ou som que faça as pessoas se sentirem atraídas por ver a peça e por enviá-la o mais rapidamente possível para seu network.

Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentário(s) :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...