A importância dos direitos autorais

16/07/2006 às 13:40

Leão de Bronze no Festival de Cannes 2006 as duas peças publicitárias abaixo, produzidas pela agência Publicis Comunicacion de Madrid na Espanha, alertam para a importância dos direitos autorais.



Como se fosse uma árvore, aquele que aparece é apenas uma pontinha de toda a equipe que está por trás do projeto. Destaque para a belíssima direção de arte conduzida por Vanesa Sanz.

Direitos autorais é um tema em evolução. Na minha opinião, um dos protagonistas dessa evolução é o Creative Commons (CC), uma Organização sem fins lucrativos dedicada a expandir a quantidade de trabalhos criativos, para que outros possam legalmente compartilhar e criar novos trabalhos. A idéia, criada pelo professor de direito da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, Lawrence Lessig, tem sido adotada no mundo todo como reação às crescentes restrições de propriedade intelectual praticadas pelas grandes corporações de mídia.

Dia 23 de junho ocorreu o iSummit 2006, um evento promovido pela Creative Commons com representantes de mais de 60 países. O ministro da Cultura do Brasil Gilberto Gil e outras autoridades de países que compõe o Mercosul defenderam a flexibilização de direitos autorais de bens culturais e do conhecimento.

Nosso mestre Gil disse à Folha que o atual sistema impede que certos conhecimentos sejam compartilhados e prejudica ações em áreas como educação e saúde. "As patentes farmacêuticas, por exemplo, impedem que países possam fabricar remédios para suas populações necessitadas e que não podem pagar preços altos", afirmou.

Gil esclareceu que, ao contrário da pirataria, o novo tipo de licença permite que os bens sejam compartilhados de forma transparente e com o acordo de todas as partes envolvidas, informa a Folha. Este blog é adepto à licença Creative Commons.


Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentário(s) :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...