Mulher na Comunicação Corporativa

14/07/2006 às 04:02

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto de Pesquisa da DataBerje, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), divulga pesquisa de opinião "Mulher na Comunicação Corporativa". O estudo aponta a Comunicação como é uma das principais áreas ocupadas pela mulher. Transcrevo abaixo os comentários obtidos no site da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.

A pesquisa foi coordenada pelos professores Paulo Nassar (ECA-USP) e Suzel Figueiredo (FAAP). A área de comunicação se destaca como a segunda que mais apresenta mulher em cargos de diretoria, com 40,4% das empresas consultadas, sendo Recursos Humanos a deter o maior índice feminino no comando (49,1%).

Este ano foram ouvidas 101 profissionais, de 101 empresas de todas as regiões, classificadas entre as 1.000 Maiores Empresas do País. O levantamento, que contou com o patrocínio da Avon, teve quase metade das entrevistadas (42,6%) graduada em jornalismo, seguida de 25,7% profissionais de relações públicas.

O estudo confirmou que a maioria das empresas brasileiras (43,6%) ainda não tem mulheres no quadro de diretoria, apesar da perspectiva ser positiva, com 55% das respondentes acreditando que a participação feminina irá aumentar. A maioria absoluta (87,1%) considera que tem a mesma competência que os homens, no entanto 68,3% concorda que o ambiente de negócios é masculino. Entre as características femininas que mais ajuda na gestão, a sensibilidade teve o maior índice de citações, 31,7%.

Para a diretora do DataBerje, Suzel Figueiredo, ficou a sensação de que as mulheres estão muito otimistas, mesmo quando a realidade ainda não é tão cor-de-rosa. "A maioria das empresas não tem nenhuma mulher em suas diretorias, apesar disso muitas entrevistadas acham que é possível chegar à presidência. Surpreende também a revelação de que elas gostam de poder tanto quanto os homens. Tudo indica que quando consideram que homens e mulheres são igualmente competentes, elas sinalizam que pode ser tomando conta da casa ou da empresa", relata.

Quando o assunto foi a política, 48,5% das entrevistadas avaliou como regular a comunicação do governo federal, enquanto 24,8% atribuiu um julgamento positivo. Quando questionadas sobre o sonho que têm para o Brasil, 55,4% desejam um país com melhor distribuição de renda e oportunidades para todos.

Para 60,4% das respondentes, as mulheres são diferentes dos homens na política, por julgarem ser mais sensíveis, humanas e preocupadas com o social. Na explicação das 34,7% que julgam homens e mulheres iguais na política, a afirmação de que competência, integridade, caráter e princípios morais independem de gênero. Quando questionadas sobre quais são as mulheres consideradas referência no Brasil, 37,6% das citações foram para mulheres na política, com destaque para Heloisa Helena (14,9% das menções), Marta Suplicy, Dilma Roussef, Marina Silva e Denise Frossard.

Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentário(s) :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...