Proteja nossas florestas

01/07/2006 às 00:12

O desmatamento na Amazônia chegou a 26.130 quilômetros quadrados entre agosto de 2003 e agosto de 2004, informou o Ministério do Meio Ambiente. Isso quer dizer que 17,3% da cobertura florestal da Amazônia brasileira já foi destruída, conclui a WWF-Brasil.

Para quem não conhece, a WWF (Worlwide Fund for Nature) é uma das principais ONGs ambientalistas do planeta, tendo iniciado suas atividades em 1961, por iniciativa de um grupo de cientistas da Suíça preocupados com a devastação da natureza.

Para a WWF-Brasil, o desenvolvimento sustentável na Amazônia ainda não recebeu a devida atenção por parte dos governos Federal e Estadual. Poucos são os que seguem as diretrizes da sustentabilidade, a maioria promove ações que induzem a projetos de impacto negativo por meio de incentivo ao avanço da especulação imobiliária rumo às áreas florestais.

Um relatório da FAO (Fundo da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), divulgado no site da BBC, informa que o Brasil foi o país onde mais se devastou florestas entre 2000 e 2005. E isso todo mundo sabe que tem impacto direto sobre a emissão de gás carbônico e as mudanças climáticas. O Brasil é responsável por 5,38% das emissões de gás carbônico (segundo dados de 2000 do World Resources Institute), o que nos coloca entre os oito maiores do planeta.

Para divulgar esse e outros dados, a agência de publicidade Saatchi & Saatchi da Nova Zelândia criou as três peças midiáticas abaixo. Veiculadas através de várias revista, o resultado não podia ser melhor. Além de alertar para o problema, a Saatchi & Saatchi ainda faturou o Leão de Prata categoria "Public Awareness Messages" no Festival de Cannes 2006.




A peça aproveitou o desenho de uma folha de árvore para simular uma área florestal. Essas pequenas "falhas" nas folhas representam as áreas urbanas. Dessa maneira o publicitário faz uma analogia entre o crescimento das cidades e a degradação de nossas fontes ambientais. A folha foi usada por ser o canal de respiração da planta. Sem ela a planta não sobrevive.

A peça provoca um dilema angustiante: o que fazer se a humanidade precisa se desenvolver? Lembrei do mantra sobre a Agenda 21 [relatório resultante da conferência Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro em 1992] que meu professor de Geografia na 4ª série falava: Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Sustentável,... 14 anos depois e aquelas duas palavrinhas não saem da cabeça... e do papel.

Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentário(s) :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...