O futuro da nação passa pela Administração

29/06/2006 às 04:07

O Ministério da Educação divulgou recentemente dados do Censo de 2004 sobre os cursos universitários mais concorridos. Em todo o país, o curso de Administração teve 606.729 inscritos no vestibular daquele ano, isso torna a carreira de administrador a mais requisitada entre todas as profissões.

Essa é uma notícia que muito me agrada. Lembrei de um artigo publicado na revista Veja (edição 1886), no qual Stephen Kanitz correlaciona o sucesso econômico-social dos Estados Unidos ao fato de ser um país bem administrado. Melhor ainda, um país administrado por profissionais. Segundo ele, 19% dos graduados de universidades americanas são formados em Administração, sendo, portanto, a que dá o tom ao resto da nação.

Dessa maneira, estamos vivendo um momento histórico no Brasil. O mercado está deixando o amadorismo de lado, abandonando a falta de empreendedorismo e planejando a transformação do Brasil numa potência mundial. O administrador - protagonista dessa nova era – é um profissional "capaz de produzir resultados por meio das pessoas, [...] com capacidade de liderança e que gosta de trabalhar em equipe", afirma Isak Kruglianskas, chefe do departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA) à Folha de S.Paulo.

Logicamente nem todos que optam por essa profissão possuem essas características. Por isso mesmo, nos próximos 5 anos, a tendência do mercado de trabalho é exigir profissionais com cada vez mais especializados. "A graduação será uma porta de entrada no mercado, mas não o suficiente para o profissional se manter", diz o professor da FEA-USP Joel Dutra, para quem o administrador precisa continuar se aperfeiçoando com pós-graduação, cursos de especialização, MBAs etc.

Independente se nossos protagonistas conseguirão ou não vencer esse desafio, em 2010 teremos 2 milhões de administradores formados. E se cada um empregar vinte pessoas, haverá 40 milhões de novos empregos. “Será o fim da exclusão social”, exclama Kanitz.

Os administradores estarão infiltrados entre políticos, ministros e governantes. Terão espaço na imprensa, estarão no comando de pequenas, médias e grandes empresas. Serão detentores de poder e estarão com o país sob seu controle. Sou do time que acredita que o futuro da nação passa pela Administração.

Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentário(s) :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...